Saia da Rotina!

Às vezes, sair fora da sua rotina diária pode gerar muitos benefícios saudáveis.

Considere tirar uma tarde de folga para compromissos como cortar o cabelo, fazer as unhas, trocar o óleo do carro, ir ao médico, andar de bicicleta ou quem sabe começar a ler um livro.

Você também pode aproveitar para fazer aquelas pequenas tarefas para as quais nunca há tempo, como escolher uma planta nova para o jardim, pagar contas, acordar um pouco mais tarde, fazer uma visita inesperada a um amigo ou um familiar, assistir a um bom filme no cinema ou em casa, ou simplesmente sair para um passeio sem muito planejamento, apreender a desfrutar de momentos especiais e de felicidades.

A nossa vida necessita de pausas, momentos que não necessariamente precisam ser programados ou agendados, sair da rotina, deixar o celular em modo avião, trocar a roupa de trabalho por uma mais confortável e esquecer que existe relógio.

Tecnicamente, você pode fazer isso depois do trabalho ou no fim de semana, mas, se você percebe que está postergando essas tarefas há muito tempo, permita-se tirar o peso da lista de coisas a fazer e use um dia qualquer da semana ou do mês para resolver tudo aquilo que durante os finais de semana você não consegue.

Você empreendedor já pensou o quanto a sua empresa depende de você? O quanto você é consciente disso?

Dessa necessidade de estar todos os dias, ser o primeiro a chegar na empresa e o último a sair. Já experimentou tirar uma folga num dia aleatório da semana?

Foi pensando nisso que elaboramos um guia com algumas dicas que podem te ajudar a sair da rotina e ter um dia repleto de afazeres prazerosos:

1 – Explore a Sua Cidade

Você conhece bem a cidade em que vive? Já visitou os parques, praças, museus e pontos turísticos? Saiba que não é apenas viajando que se pode conhecer lugares novos. Independe de morar em um município pequeno ou extenso, tenho a certeza de que ainda há muito que conhecer, basta que amplie a sua visão. Pesquise a respeito da sua cidade e crie uma lista com os locais que ainda não conhece, assim poderá se programar para visitar cada um deles.

Esses passeios podem tanto ser feitos na companhia de pessoas especiais quanto sozinho. Além disso, uma forma de desfrutar ainda mais da paisagem é realizando o trajeto de bicicleta ou a pé, o que irá fazer, também, com que movimente o seu corpo e sua mente, liberando a endorfina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento, unindo o útil ao agradável.

2 – Viva Um Dia Sem Planejamento

Planejar as suas ações é muito bom e possibilita que realize as suas metas em bem menos tempo do que seria se não o fizesse. Contudo, se permitir um dia sem planejamento. Em um dia em que não tiver nenhum compromisso importante, acorde no horário que o seu corpo quiser, abra a janela e então decida o que deseja fazer, o que pode incluir tanto um passeio com familiares e amigos quanto ficar em casa relaxando ou apena sem fazer nada. Dar-se essa oportunidade de viver um dia em total liberdade é ótimo porque irá ajudar a desacelerar a sua mente e a renovar suas energias para quando for voltar à rotina, permita-se, isso é renovador.

3 – Faça Alguma Atividade em Boa Companhia

Quem é a pessoa que mais gosta de ter por perto? Pode ser um familiar, amigo ou o seu par romântico, o importante é desfrutar dessa companhia que lhe é tão agradável enquanto realizam alguma atividade que gostem. Ir até um parque, fazer uma viagem rápida nos arredores da sua cidade, jantar no seu restaurante preferido ao som de uma boa música, as opções são inúmeras e certamente renderão boas lembranças e momentos de pura descontração. A mente precisa dessa liberdade!

Peça a opinião do outro para que ele também sugira algo agradável para que possam fazer. Se gostar de reunir várias pessoas, poderão convidar mais familiares e amigos para desfrutar desse momento. O importante é realmente sair da rotina e quebrar o ciclo de sempre colocar a culpa na correria do dia a dia para não se encontrar com aqueles que ama. Toda essa interação vai render momentos prazerosos.

4 – Aprenda Algo Diferente

Existe alguma habilidade que tenha vontade de desenvolver? Praticar um esporte, cozinhar, fazer trabalhos manuais, tocar um instrumento musical, fazer yoga, meditação, aprender um novo idioma ou qualquer outra coisa que sempre quis, mas nunca tentou por achar que não seria capaz. Que tal colocar um fim nessa crença limitante que está te impedindo de fazer algo novo? Por mais banal que tal atividade pareça inicialmente, deixar de realizá-la por causa de um pensamento bloqueador pode fazer com que se torne cada vez mais refém dela e, por isso, deixe de realizar seus desejos.

Por mais desafiador que algo pareça ser, se você se dedicar poderá conseguir e se superar. Aprender algo novo é uma excelente maneira de manter o seu cérebro ativo, além de fazer com que desenvolva sua autoconfiança, benefícios que irão impactar positivamente em todas as áreas da sua vida. Ouse ir além, você é capaz!

5 – Realize Trabalhos Voluntários

Por fim, minha última sugestão reúne dois benefícios em uma coisa só, que é sair da rotina e fazer o bem a alguém. Pense se tem alguma habilidade que possa ajudar outras pessoas ou uma instituição da sua cidade. Visitar asilos, orfanatos, hospitais, oferecer alimentos para indivíduos em situação de rua, tudo isso são ótimas maneiras de sair do seu lugar comum, conhecer outras realidades e fazer a diferença na vida de alguém.

Doar o seu tempo para fazer o bem para outras pessoas, além de fazer com que saia da rotina de todos os dias, irá encher o seu coração de amor e bons sentimentos. Tenho a certeza de que sairá dessa experiência tão feliz quanto aqueles que foram beneficiados com o seu gesto de generosidade, compaixão e amor ao próximo. Uma experiência que irá te transformar!

Encontrar o equilíbrio entre ter uma rotina organizada e fazer coisas diferentes sempre que possível é o caminho para ser feliz. Leve o seu trabalho a sério, dê o seu melhor e seja responsável, mas também saiba aproveitar a vida de forma descompromissada, desfrutando da sua própria companhia e também daqueles que ama. Valorize as experiências vividas, elas têm muito a te ensinar! Permita-se e tenha resultados e experiências diferentes também!

6 – Que tal ler um livro?

A leitura é essencial na vida do ser humano, é através dela que aprendemos a ver é a escrever o mundo a nossa volta. A ciência comprovou recentemente o que parecia óbvio: literatura faz bem para o cérebro!

Já tentou experimentar? Comece com um livro curto, antes de comprar, primeiramente pesquise, leia algumas sinopses, busque algo do seu interesse, podem ser gibis, livros infantis, na dúvida peça auxílio aos amigos de algumas indicações.

Segue abaixo os 10 benefícios que a leitura proporciona:

  1. A leitura estimula a memória, expandindo a capacidade de nossa mente.
  2. A leitura é combustível inesgotável para a imaginação.
  3. A leitura nos dá as palavras, instrumento para expressar nossos sentimentos.
  4. A leitura nos aproxima da compreensão de mundo e da auto-compreensão.
  5. Ao ler, nos deparamos com aquilo que pensamos: com nossas crenças.
  6. É possível experimentar com a leitura, sem de fato experimentar fisicamente.
  7. O ato de ler naturalmente leva a escrever e a escutar.
  8. Ler eleva a autoestima.
  9. A leitura desconhece a solidão, nos permite estar sempre acompanhados.
  10. A leitura constrói sonhos e nos empurra à realização.

Então, agora é com você!

Conte-nos a sua experiência ou deixe seu comentário.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *